[workshop] Corpo, Palavra e Gesto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O workshop se destina a qualquer pessoa que busque estreitar sua relação com a palavra e a escrita. Profissionais como jornalistas, escritores, poetas, dramaturgos ou pessoas que buscam a palavra apropriada.

De onde emerge a palavra? Como a palavra ganha sentido? Vamos oferecer atenção, sentir, nomear e escrever.

Há palavras que tocam o corpo, que “despertam” e outras que “descrevem” sensações corporais .

Há palavras desenhadas com um gesto no papel e outras que ganham forma através dos sons.

Entre duas pessoas conversando, palavras flutuam, penetram no corpo criando imagens e paisagens, potencializando os espaços da imaginação.  Uma palavra toca aqui, outra toca lá provocando uma alquimia. O peito se abre, os olhos brilham como estrelas no céu.

Minha proposta é experimentar a percepção do momento em que as palavras emergem. Gerando o conhecimento de si estendido ao outro através da palavra sentida. Tornar consciente o desconhecido e expressar através da palavra escrita ou dita. Uma maneira de compartilhar com o outro a riqueza do espaço solitário da individualidade.

A Eutonia propõe que banquemos a solidão da individualidade e nos convida a prestar atenção na maneira como estabelecemos relações, seja com o ambiente, com a natureza, com outros seres humanos e com a folha de papel em branco através da escrita.

Os três encontros irão abordar temas específicos: Pele, Ossos e Espaço Interior-Corpo.

Os participantes farão pausas para escrever, empregando diversos suportes (pedra, tecido, papel de seda etc.) e poderão compartilhar sua produção com os colegas.