História da Eutonia

Contexto histórico do surgimento da Eutonia

Gerda Alexander, criadora da Eutonia, foi a primeira filha de um casal de alemães apaixonados pelas artes. O pai era um industrial e se dedicava à música, especificamente ao piano. A mãe tinha o requinte da educação tradicional alemã e acompanhava o pai em sua paixão pelas artes.

O casal estudava música com Otto Blensdorf e logo que Gerda apresentou interesse, deram início à formação musical da menina. Foi através de Blensdorf que Gerda teve contato com Emilio Jaques-Dalcroze, em Genebra,em 1906. Dalcroze estava experimentando seu novo método de educação por meio da música e do movimento.

No inicio do século XX , no período entre guerras surgiram vários movimentos de transformação e criação nas formas de pensar, criar, ensinar talvez como reação a própria opressão vivida por aqueles que enfrentavam as guerras e o nazismo.

A Eutonia de Gerda Alexander nasceu neste contexto. Nos anos [19]20, artistas das áreas da música e da dança voltaram seu interesse para os movimentos naturais do homem. Comprovaram que o resgate do movimento natural influenciava todo e ser humano em seus aspectos de saúde física e mental. Hoje os estudos no campo da neurologia, neurociências, psicologia, fisiologia comprovam os benefícios deste tipo de prática em tratamentos de algumas patologias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *