Movimento Consciente
A postura
A postura corporal é atitude. Transcende o alinhamento do corpo. Envolve aspectos biológicos, mentais, psíquicos, culturais, antropológicos e ambientais.
Cuidar da postura é um processo de autoconhecimento e de desenvolvimento pessoal que disponibiliza a potencia energética do corpo para as ações.
A Eutonia aborda a postura através da flexibilidade do tônus muscular. Para a Eutonia, atitude postural é uma atitude tônica postural. Trabalha-se no tônus de base que sustenta a postura. Isto é, na disponibilidade tônica da pessoa para organização do alinhamento ósseo e sua relação com a força da gravidade.
O método que trabalhamos a postura tem como base o conhecimento da estrutura (ossos e articulações), a percepção das sensações da forma, do volume, na auto imagem, da pele, o “contato” consigo e com os estímulos ambientais, como a força da gravidade e as relações do corpo com o espaço. Integra-se a ossatura dos pés, das pernas, da coluna, posição da cabeça, da bacia, dos ombros, das articulações. O estado de flexibilidade e a tonicidade dos músculos, ligamentos e tendões. O equilíbrio, as nuances do olhar, a sensação de peso e direção.
As sessões tendem a estabelecer a relação de confiança e bem-estar entre o aluno e o terapeuta, elementos básicos para o bom desenvolvimento e transformações estruturais da postura.
Afastamos a fantasia da postura idealizada, estereotipada, do corpo que se alinha na rigidez da perfeição. A mudança acontece como um processo de autoconhecimento capaz de revelar os próprios desejos e trabalhar para que o corpo, na postura correta para o momento, se organize em direção a ação.
Além de obter benefícios físicos como o conforto corporal, quando acontece uma verdadeira unidade entre nossos desejos e a postura, gastamos menos energia e a ação ganha eficácia. Neste nível unimos os potenciais individuais a ação cotidiana, o que também se revela na expressão estética verdadeira de cada pessoa.
Organização do movimento no cotidiano
Assim como a postura age na organização de qualquer movimento, reciprocamente, o movimento molda e influência a forma da postura do corpo e o estado geral da pessoa.
Andar, sentar, pegar um objeto são elementos que compõe a assinatura motora de uma pessoa, carregam marcas dos seus aspectos próprios e individuais. Também são um lugar de expressão e de autoconhecimento.
Na prática, realizo o cruzamento da observação, atenção, percepção e presença com a coordenação motora do andar, sentar, levantar, subir escadas.
Estes movimentos repetidos milhares de vezes no dia a dia são agentes poderosos na manutenção e prevenção da saúde. O movimento cotidiano, quando bem coordenado, previne desgastes articulares, patologias da coluna vertebral – como protrusões e hérnias de disco – além de garantir a leveza e elegância do corpo em movimento na rotina.
Movimento e arte
As aulas de Eutonia, movimento e dança de Lu Gandolfo fornecem ferramentas para construção de corpos capazes de arquitetar formas próprias no espaço, experimentar ritmos variados, apurando o senso estético de cada pessoa.
A capacidade de mover-se livremente e criar novas formas de movimento é um atributo nato do ser humano. A criança nasce com esta espontaneidade e geralmente a perde na vida adulta. Este método oferece ferramentas precisas para que o aluno reaprenda a descobrir como movimentar-se espontaneamente.
Nas aulas, aprende-se a mecânica das leis básicas do movimento corporal transcendendo para a experiência da fluência, das infinitas possibilidades de composição e de formas geométricas no espaço. Isso acontece sentindo e percebendo, momento a momento, a experiência do corpo e todo o ser em “estado de movimento”.
A eficácia da comunicação gestual construída durante o trabalho, expressa a ressonância do movimento e do aparelho motor com as emoções, memórias e pensamentos. Assim, desenvolve-se a percepção e posteriormente a reflexão, aproximando as relações do movimento espontâneo corporal com a consciência, como um espelho das formas se mover na vida.
Partimos dos movimentos internos do corpo – o movimento que contém o equilíbrio atento do tônus muscular. Transportamos este estado tônico para outro tipo de movimento, que contém alegria e a vitalidade da relação com o espaço geométrico e do ambiente em movimento. Finalizamos com o descanso, na quietude dos micro movimentos, das ondas respiratórias e do contato com os infinitos movimentos dos espaços internos do corpo.
Esta experiência do movimento total, quando percebida, é similar aos estados meditativos. Revela algo autêntico, original, vital, próprio dos momentos sagrados da verdadeira saúde. Constatam a esplendorosa relação do corpo com a força da gravidade em sua conexão estreita com o movimento universal.